O Antigo Prédio dos Correios da Cidade de Porto Alegre. Antigo prédio dos Correios e Telégrafos, ou Prédio Velho do Correio, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Corresponde a um monumental prédio que atualmente abriga o Memorial do Estado do Rio Grande do Sul. Corresponde a um dos mais belos e importantes edifícios históricos da cidade de Porto Alegre. Em estilo eclético, a construção tem forte influência do barroco alemão, com uma grande torre de relógio à esquerda, ornamentação em motivos florais e esculturas na fachada. A figura de Atlas, também chamado Atlante, que na mitologia grega é um dos titãs condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre, destaca-se na entrada do edifício.
O prédio dos Correios e Telégrafos foi tombado em 1980 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e escolhido para ser a sede do Memorial do Rio Grande do Sul, para abrigar um centro histórico voltado para a preservação da cultura gaúcha. O acordo de cedência do prédio implicou na criação de um Museu Postal e de uma Agência Filatélica, mantendo uma vinculação do local com as suas funções originais. Projetado pelo arquiteto Theodor Wiederspahn e executado pelo engenheiro Rudolph Ahrons, foi construído entre os anos de 1910 a 1913, e inaugurado em 21 de abril de 1914. A construção abrigou diversas unidades da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ao longo do tempo, entre elas um Centro de Distribuição e Agência Filatélica.
Hoje o prédio abriga um centro de informação e divulgação da história do Estado do RS, onde estão reunidos objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos na história do Estado. Filho de um carpinteiro e construtor, em sua juventude na Alemanha recebeu instrução qualificada em construção, arquitetura e decoração, começou sua vida profissional aos 14 anos como aprendiz de Phillip Mauhs, trabalhou na empresa de Josef Strecke e depois passou a auxiliar o pai, mas a convivência com ele era difícil, levando-o a procurar emprego em um escritório de arquitetura. Na Alemanha produziu dezenas de obras de variado caráter, revelando gosto tanto pelo experimentalismo de vanguarda como por estilos históricos, e no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, onde se fixou em 1908, desenvolveu a parte principal da sua carreira.
O acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna aliada a novas tecnologias, permitindo, assim, a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos. Em Porto Alegre, Brasil. Theodor Alexander Josef Wiederspahn, mais conhecido como Theo Wiederspahn (Wiesbaden, 19 de fevereiro de 1878 — Porto Alegre, 12 de novembro de 1952) foi um arquiteto, engenheiro e construtor alemão naturalizado brasileiro. Sua fase áurea coincidiu com um período de prosperidade econômica regional, quando trabalhou no principal escritório de engenharia e construção de Porto Alegre, dirigido por Rudolf Ahrons, criando em conjunto vários prédios majestosos e ricamente decorados, de linhas ecléticas, que permanecem entre os principais marcos arquitetônicos da cidade.
Com o fechamento da empresa em 1915, passou a desenvolver uma carreira independente, mas enfrentou dificuldades de várias ordens e faliu duas vezes. Não obstante, era um trabalhador incansável, e pôde erguer centenas de outras edificações na capital e em várias cidades do interior, de variados tipos e funções, das escolas e igrejas às residências populares, dos palacetes burgueses às grandes indústrias e casas comerciais, muitas delas também de grande significado social, histórico e artístico, contribuindo decisivamente para renovar o panorama arquitetônico estadual. Com o passar dos anos seu estilo evolui e se torna mais despojado e funcional, aproximando-se gradativamente da estética Déco e da Nova Objetividade. Casou duas vezes, deixando cinco filhos.
Depois de um período de obscuridade, sobrepujado pela escola modernista, cuja avassaladora influência levou à derrubada de dezenas de suas obras ecléticas, voltou a ser apreciado, e hoje, pela quantidade, qualidade, variedade e novidade de seus projetos e soluções construtivas, sua posição como um dos principais expoentes da história da arquitetura do Rio Grande do Sul está solidamente consagrada. Muitas das suas obras sobreviventes foram tombadas ou inventariadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário