A História da Antiga Estação Férrea da Cidade de Santa Maria. Complexo da Antiga Gare, em Santa Maria, RS, a antiga estação ferroviária da cidade, cujo prédio principal foi construído em 1885. Santa Maria ficou conhecida na região pela alcunha de cidade ferroviária pela importância histórica e econômica da ferrovia ao longo de sua existência. O Vagão que aparece na tela foi construído em 1937, e era denominado de “Vagão Administração” onde instalavam-se os engenheiros que atuavam na inspeção das linhas. Foi trazido pela Prefeitura no ano de 2013 numa tentativa de revitalização do espaço, projeto que não teve êxito, e hoje, como a maior parte do complexo, encontra-se abandonado.
Na década de 1920, os trens que saiam de Santa Maria chegavam até São Paulo, e no extremo da linha, à cidade de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. A estação tornou-se sinônimo do progresso local, e dela desencadeou-se o contexto social da cidade. A partir de sua construção, a população da cidade quintuplicou-se nos 20 anos seguintes à chegada da ferrovia. A estação de Santa Maria foi inaugurada pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, uma empresa pública gaúcha, e foi construída em terreno doado por Ernesto Beck. A plataforma de embarque foi construída apenas no começo da década de 1920, já com a VFRGS - Viação Férrea do Rio Grande do Sul na administração da ferrovia.
A decadência do transporte ferroviário levou a extinsão e suspensão do transporte de passageiros no ano de 1996. A Rede Ferroviária Federal S.A foi cedida à iniciativa privada em março de 1997. Os prédios não operacionais, nos quais se inclui o da Estação, continuaram de posse governamental, sendo repassados para o uso da prefeitura de Santa Maria. Santa Maria foi sede do maior entroncamento ferroviário do centro do Estado do RS, e teve o seu auge entre os anos de 1910 a 1950, quando a maior parte dos trens passavam por aqui. A cidade estava ligada a São Paulo desde o início da década de 20, e era responsável, através de sua estação, por grande parte da logística de escoação da produção da economia gaúcha no período de seu funcionamento.
Todo o largo da estação férrea é tombado em nível Municipal e Estadual. O prédio da antiga estação apresenta elementos neoclássicos, visíveis em sua estrutura, portas e janelas. A plataforma de embarque apresenta cobertura de ferro com elementos decorativos do movimento Art Nouveau, característica comum a diversos prédios históricos existentes na cidade.
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