A Estação Férrea Abandonada de São Pedro do Sul. Antiga Estação Ferroviária da Cidade de São Pedro do Sul, região central do Estado do Rio Grande do Sul. A estação, assim como todo o ramal ferroviário da cidade encontram-se atualmente abandonados. A Estação de São Pedro foi inaugurada em 1919, e pertencia ao ramal de São Borja, da linha Porto Alegre-Uruguaiana. A data de construção do prédio atual é e 1929.
Ao final da década de 1880, foi criada uma comissão para a implantação da Linha Porto Alegre-Uruguaiana, a quem este ramal pertencia. Na época algumas linhas pertenciam à Cie Auxiliare, Companhia Belga que explorava as linhas férreas na região central do Estado do Rio grande do Sul. Em meados da década de 1900, a Estação passou a se chamar Estação São Pedro do Sul. A ferrovia, nesta época, pertencia a extinta V.F. Rio Grande do Sul (1919-1975), No entanto, a má gestão da Auxiliare" deram força ao movimento em favor de sua estatização. O movimento foi liderado pelo então deputado federal Augusto Pestana que, em 1920 criou a VFRGS e foi o seu primeiro presidente.
A partir de 1905, todas as ferrovias no Estado foram unificadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea do Rio Grande do Sul. A VFRGS foi entregue à administração da Empresa Belga Compagnie Auxiliare de Chemins de Fer au Bresil que, por sua vez, passou a fazer parte da Brazil Raiways no ano de 1911. Os últimos trens de passageiros passaram nesta estação no ano de 1981. Já a partir da década de 1990 o ramal passou a ser desativado e hoje já se encontra totalmente paralisado e inoperante. O ramal partia da estação da Cidade de Dilermando de Aguiar, passava pelas cidades de São Pedro do Sul, Mata, Jaguari, Santiago e chegava até a Cidade de São Borja, de onde se interligava a Uruguaiana. Todo o ramal de São Borja atualmente encontra-se desativado, e em alguns trechos, inclusive, já se apresenta sem os trilhos.
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