O Distrito de Vila Clara corresponde ao primeiro distrito da Cidade de Mata, e localiza-se a 7 quilômetros da sede do Município. No passado, Vila Clara junto do Distrito sede da Mata e a região do Taquarichim formavam o 4º Distrito da cidade de São Vicente do Sul. O Distrito de Vila Clara abrange as localidades de São José do Ouro, Chacrinha, Linha Holanda, Boa Esperança, São José e Linha Canoa. O local teve o seu maior cíclo de desenvolvimento quando funcionava na localidade a antiga estação férrea da Clara, hoje desativada e abandonada.
Vila Clara deve o seu nome a Clara Textor, nascida em 5 Março de 1832, em Schönwald, Regensburg, Alemanha. Clara, junto de seu esposo Ludwig Theodor Viggo Thompson foram os primeiros proprietários na região, chegando ao local no final do século XIX. A foto da casa que supostamente teria pertencido ao casal encontra-se no final do vídeo. Thompson foi fundador de uma colônia alemã no Rincão São Pedro que nesta época era distrito de Santa Maria e corresponde ao hoje município de São Pedro do Sul. É bem provável que a colônia alemã fundada por Thompson seja a colônia cuja sede ficava em Clara. O nome "Clara" da colônia teria sido uma homenagem à sua segunda mulher, então Clara Textor.
A Antiga estação férrea de Clara foi inaugurada em 1919, juntamente com o trecho inicial do ramal de São Borja. O nome foi dado também em homenagem à alemã pomerana Clara Textor, esposa de Vigo Thompson. Nos anos 1940 o nome da estação foi alterado para Clara. O ciclo ferroviário representou o maior surto de desenvolvimento da comunidade. Atualmente a economia do distrito gira em torno das lavouras de arroz cultivadas nas várzeas do Rio Toropi. O distrito faz divisa com os Município de São Pedro do Sul e o Município de Toropi, cuja travessia sobre o rio é feita através de uma balsa. No local também há uma grande ponte férrea abandonada sobre o rio que já foi considerada a maior ponte em vão livre da América Latina.
Os casarões que aparecem no vídeo correspondem ao núcleo central que se estabeleceu ao largo da antiga estação férrea. São antigas casas residenciais e comerciais mistas e prédios industriais (engenho de arroz) onde as famílias de colonizadores se estabeleciam e iniciavam os seus comércios, locais que eram considerados pontos estratégicos em razão da logística da ferrovia e da estação presente no distrito. Com o encerramento das atividades férreas, o declínio e o rearranjo dos comércios e da economia local foram inevitáveis.
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