O Antigo Palacete Batista Seroni na Cidade de Santa Maria RS. Prédio do Palacete Batista Seroni, construído em 1932 e localizado nas esquinas das ruas Tuiuty e Floriano Peixoto, em Santa Maria, no RS. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal no ano de 2018.
Batista Seroni é, provavelmente, o seu primeiro morador, mas não localizamos dados históricos sobre este personagem na história. Seroni é sobrenome de origem européia, e ele provavelmente tenha sido um imigrante ou descendente de imigrantes que se estabeleceu na cidade no início do século XX.
O prédio mantém, desde 1932, o mesmo aspecto em sua fachada, e foi concebido como moradia e comércio. Funcionava na parte térrea o "Armazém Seroni", onde se vendiam desde produtos coloniais a produtos industrializados. Conforme registros de 1936, no Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ) - 1891 a 1940, o estabelecimento era classificado como de "Secos e Molhados". O prédio, junto do Armazém, foi adquirido em 1948 por Milady e seu marido Cirilo Costa Bebber, que deram continuidade ao comércio e, com o tempo, compraram o terreno na esquina em frente e criaram a loja "Empório Doméstico", que funcionou até o ano de 2013.
Destacam-se na construção o pavimento térreo com traços de estilo neoclássico, fachadas ricas em detalhes, uma platibanda decorada com elementos florais e sacadas com balaústres em cimento. O ano de construção consta da fachada e data do ano de 1932. A prédio foi tombado em sua totalidade: fachada, telhado, volumetria, esquadrias em madeira, adornos e relevos, forros, pisos e divisões. Representa um sobrado de alvenaria de dois pavimentos em estilo eclético com elementos de diversos outros estilos.
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário