Antigos casarões localizados na rua dos Andradas, centro Histórico da Cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Integram o projeto Monumenta, promovido pelo Ministério da Cultura que promove incentivos e cursos para a sua preservação. Os primeiros casarões que aparecem neste vídeo foram restaurados através do projeto Monumenta, cujo objetivo é a recuperação física de sítios históricos urbanos brasileiros e seus monumentos de arquitetura.
O Programa Monumenta abrange 26 cidades históricas brasileiras e dispõe de recursos oriundos do orçamento federal, de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de recursos das prefeituras onde o programa está inserido, contando com a parceria da UNESCO e da Caixa Econômica Federal. Os casarões restaurados são testemunhos das mudanças ocorridas na cidade de Porto Alegre. Construídos na segunda metade do século XIX para servir de residência às famílias abastadas, foram perdendo prestígio ao longo do século XX, transformando-se primeiro em pensão, depois em fábrica de instrumentos musicais e ainda em loja de móveis.
Os imóveis foram adquiridos pelo atual proprietário de uma empresa de construção. Com a oportunidade oferecida pelo Projeto Monumenta, aliado ao desejo de preservação do senhor Ciro Comiran, as fachadas ecléticas que marcaram a arquitetura de Porto Alegre nas primeiras décadas do século passado foram preservadas. Por muito pouco não tiveram o mesmo destino de outros casarões que formavam o antigo alinhamento da mais tradicional rua da cidade, que foram demolidos para abrigar estacionamentos. Escondidas por tapumes, por cerca de trinta anos estas construções foram imperceptíveis à vista dos porto-alegrenses.
O vídeo traz ainda a visão de outro casarão histórico que abriga uma antiga e tradicional loja de livros da Capital. Os casarões estão localizados a poucos metros do antigo hotel Magestic, hoje casa de cultura Mário Quintana. Ali morou o poeta das Ruas de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário